A imensa escultura City, de Michael Heizer, uma obra ambiciosa de dimensões extraordinárias, começará a receber visitas do público a partir de 2 de setembro deste ano. O anúncio foi feito pela Triple Aught Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela gestão e manutenção da escultura de Michael Heizer. A obra de arte de um quilômetro e meio de comprimento e quase 800 metros de largura está localizada em uma região remota do alto deserto de Nevada. As obras tiveram início em 1972, quando o artista tinha 27 anos.
A ambiciosa obra adquiriu um status quase lendário no mundo da arte. Formada por montes e depressões feitas de terra compactada, rocha e concreto, City funde os interesses de Heizer pelas construções tradicionais de alguns povos originários da América do Norte, as cidades pré-colombianas da América Central e do Sul, e seus estudos da história das construções egípcias. O artista comprou lotes remotos no deserto ao longo das décadas, consolidando o local ideal para sua escultura. A maioria dos materiais utilizados são extraídos da própria terra.
Aproximando-se a pé a partir do norte ou do sul, elementos de uma paisagem urbana parecem subir ou descer de dentro da escavação que recorta o cume ascendente… À medida que se caminha até um mirante, as intervenções culturais de Heizer abrem o espaço. As estradas, domos e poços são elegantemente recortados em longas e tranquilas curvas sumérias. Eles restauram nosso senso de distância e escala, então a complexidade de City se revela como uma intervenção graciosa no deserto… composta e completa. — Dave Hickey, crítico de arte.
Em 2015, o projeto foi uma das causas que levaram a região a ter sua paisagem protegida pelo patrimônio nacional. De acordo com o New York Times, esta foi uma reação a planos anteriores que propunham a construção de um sistema ferroviário nacional para transportar resíduos nucleares próximo à Montanha Yucca.
Michael Heizer é conhecido por produzir grandes esculturas de terraplenagem ao ar livre e por seu trabalho com rocha, concreto e aço. Antes de City, foi uma figura influente na segunda metade do século XX. Seu trabalho mais conhecido é Double Negative, uma obra de arte monumental criada a partir do espaço negativo resultante da explosão de 240 mil toneladas de rocha das encostas da chapada Mormon, no estado de Nevada.
A construção de City foi originalmente financiada pelo próprio artista, posteriormente acompanhado por outros indivíduos e instituições, incluindo a renomada galerista Virginia Dwan, a Dia Art Foundation, o Los Angeles County Museum of Art e a Lannan Foundation. A Triple Aught Foundation, criada em 1998 para ajudar a concluir a obra, é proprietária e responsável pela administração, manutenção e preservação de City. As reservas antecipadas para visitas já estão disponíveis para datas entre 2 de setembro e 1 de novembro.